23/01/08

Várias histórias de uma gotinha de água

Painel do ciclo da água

Histórias inventadas pelos alunos.


A viagem da gotinha de água à Serra da Estrela

Eu sou a gotinha de água e vou-vos contar uma das minhas viagens.
Um dia, estava eu no alto mar quando senti um forte calor em todo o meu corpo. Era o sol que me estava a chamar para uma nova viagem. Subi a uma nuvem que foi para perto da Serra da Estrela. Quando aconteceu a precipitação, eu cai em forma de neve porque estava muito frio.
Durante o Inverno passavam muitos trenós por cima de mim, usaram-me para fazer anjos e bonecos de neve. Quando chegou a Primavera, comecei a derreter e fiquei novamente em estado líquido.
Fui descendo pela terra até que cai, em cima de uma toupeira que tinha feito um túnel que dava a uma nascente. Fui andando até ao rio, mas ele estava todo sujo. Estava a ficar doente até que… fui dar de caras com uma estação de tratamento de águas. No fim de andar por lá fui por uns canos até que fui ter a casa de umas pessoas.
Quando a Catarina foi buscar água à torneira para pôr no aquário lá fui eu conhecer amigos novos. Uns desses amigos eram o peixe Pirolita e o Saltita; gostei muito deles.
Passados uns dias a água ficou suja e deitaram-me pelos canos abaixo. Fui ter a um esgoto. O esgoto estava muito, mas muito sujo.
Passado um pouco, a água foi com muita força e eu saltei para cima de uma ratazana que se chamava Riscas. Depois fomos ter ao mar e fiquei novamente limpa.

Helena, Ricardo Manuel e André Filipe
07/01/08



Gotinha Genifer

Eu sou a Gotinha Genifer e vou-vos contar uma das minhas aventuras.
Um dia, estava eu no alto mar quando senti um forte calor em todo o meu corpo. Era o sol que me estava a chamar para uma nova viagem… voei… voei… até que me vi numa enorme nuvem, com todas as minhas irmãs. O tempo piorou, de repente começou a chover e caí num telhado de uma casa. O telhado tinha um enorme buraco que ia ter à casa de banho.
Tinha logo de cair na sanita!!! Estava a tampa aberta.
A água da sanita estava suja, alguém tinha estado lá e esqueceu-se de descarregar a água. Alguns minutos depois, foi lá a Mariana lavar as mãos e viu que a água da sanita estava suja e decidiu carregar no botão do autoclismo.
Lá fui eu pelos canos fora, até que cheguei a uma coisa nojenta chamada esgoto. A água era tanta que subiu… subiu... até que saí pela sarjeta fora. Da tal sarjeta fui ter a um rego, empurrada pelo vento. Esse rego ia ter a uma lagoa limpinha.
Passado algum tempo, na lagoa, voltou um sol radiante e abrasador que me chamou para uma nova aventura.

Tânia Sofia,

07/01/08

O ciclo da água

Eu sou a gotinha Trapalhona e vou-vos contar uma das minhas aventuras.
Um dia, estava eu no alto mar quando senti um forte calor em todo o meu corpo. Era o sol que estava a chamar-me para uma nova, aventura. Subi pelos ares em forma de vapor. Lá no alto, o vento soprava até que me levou para juntar de outras gotas (nuvens). Aí formamos uma nuvem muito grande.
A nuvem estava cheia, era hora de chover, e eu quando cai, fui parar a um lago onde estava um elefante a armazenar água com a sua tromba para se lavar.
Eu bati nas costas do elefante e fui parar à terra. Quando ia a deitar-me para descansar fui absorvida pela terra.
Desci, desci, até que cheguei a uma rocha impermeável. Aí havia um lençol de água que ia dar a uma nascente. Segui a nascente até que cheguei ao rio Ferreira. Segui o rio durante vários dias. Um desses dias, vi muita água e não sabia o que era. Perguntei a um senhor que estava sentado num rochedo, com cana na mão com um fio transparente que me tocava no braço:
-Meu senhor, o que é isto?
-Isto é o mar.
-De que oceano é este mar?
-Do Oceano Atlântico.
-Que bom.
-Porquê?
-Porque é aqui que eu moro.
Procurei, procurei, até que encontrei a minha família, os meus amigos e amigas.
E assim esta aventura teve um final feliz.


Marcelo, Carlos e Ana
07/01/08

























1 comentário:

Anónimo disse...

está muito bonito principalmenteo espantalho